Notícias

Aqui você encontra
novidades que acontecem
no Brasil e no mundo.

Imprimir

Projeto Arquitetônico fica mais perto de entrar na Lei Rouanet

Projeto Arquitetônico fica mais perto de entrar na Lei Rouanet

Solicite Orçamento Grátis Online de Projetos Arqutetônicos no Portal da Construção Sua Obra.

 Ar-Condicionado-Gratis

Projeto arquitetônico fica mais perto de entrar na Lei Rouanet

Proposta prevê a inclusão de projetos arquitetônicos na Lei Rouanet.

A proposta para incluir projetos arquitetônicos na Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, ficou mais próxima de tornar-se realidade.

O Diário Oficial da União publicou neste dia 12/05 a Moção Nº 10 da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que recomenda a inclusão de projetos de Arquitetura e Urbanismo no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), criado pela Lei Rouanet.

Elaborada a partir de articulação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Moção menciona o CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo em dois aspectos fundamentais da proposta:

1) Os custos previstos no projeto cultural [o projeto arquitetônico) devem incluir e descrever todas as etapas de organização e divulgação do concurso e de seus resultados além da fase de desenvolvimento do projeto de arquitetura e urbanismo referenciados na tabela pública de honorários divulgada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR);

2) O profissional responsável pelo projeto deve ser regularmente registrado no CAU “de seu estado”;

A partir desta Moção, a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) vai avaliar as possibilidades de atendimento do pedido. Caso a proposta seja acatada, a Secretaria vai regulamentar os procedimentos necessários.

A Lei Rouanet é um dos principais instrumentos de financiamento da cultura no Brasil, através de mecanismos de renúncia fiscal acessíveis para pessoas físicas e jurídicas. Em 2014, aproximadamente 3 mil projetos culturais captaram mais de R$ 1,3 bilhão por meio dessa lei.

Solicite Orçamento Grátis Online de Projetos Arqutetônicos no Portal da Construção Sua Obra.

 Ar-Condicionado-Gratis

Saiba mais: 
Moção Nº 10, de 28 de janeiro de 2016 (publicada em 12/05/2016)
Lei Rouanet (8.313/91)


Fonte: CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.