São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

O que é o estilo de Arquitetura Neoclássico

Confira O que é o estilo de Arquitetura Neoclássico no Portal da Construção Sua Obra.

Existem várias construções com aparência antiga e histórica que ainda chamam atenção das pessoas nos dias atuais e se tornam verdadeiras obras de artes do ponto de vista da arquitetura. Essas construções podem obter estilos diversos, mas de certo modo ocorre a possibilidade de dizer que o estilo de arquitetura neoclássico continua prevalecendo nos dias atuais e justamente por conta dos elementos que a compõem. Esse estilo pode ser observado em diferentes locais do mundo, inclusive em algumas cidades brasileiras.

Por exemplo. A Igreja de nossa Senhora de Candelária, no Rio de Janeiro, possui alguns elementos característicos desse estilo de arquitetura neoclássico, como no caso de sua composição estrutural com os adornos e o frontão triangular ornamentado. Além disso, ainda pode-se citar a Igreja Presbiteriana localizada na Praça Garibaldi em Curitiba, que tem elementos ainda mais interessantes desse estilo, como as colunas e outros. Para o melhor entendimento sobre o estilo de arquitetura neoclássico, confira o texto abaixo.

Solicite Orçamento Grátis Online para Arquitetos no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

O que é o estilo de Arquitetura Neoclássico

Se analisar algumas construções caracterizadas como antigas ou inclusive as edificações consideradas de luxo pode observar que a grande maioria compartilha de elementos ao qual são característicos do estilo de arquitetura neoclássico, fazendo uso dos materiais mais nobres do mercado para desenvolver as estruturas e inclusive a ideia de exatidão nos contornos para criar uma harmonia em toda construção. Ou seja. Um estilo que te permite seguir, basicamente, os mesmos conceitos atribuídos a templos greco-romano. 

O estilo de arquitetura neoclássico pode ser caracterizado como aquele que oferece as formas clássicas para as construções, usando principalmente influências da arquitetura greco-romana da antiguidade clássica para o desenvolvimento de suas estruturas. Com esse estilo neoclássico se torna comum observar que a maioria das edificações passam a obter trabalhos específicos nas colunas e em outras partes da estrutura dos mesmos, e que acabam abusando desse conceito das formas regulares, geométricas e simétricas.

Solicite Orçamento Grátis Online para Arquitetos no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

O que é o estilo de Arquitetura Neoclássico

Esse estilo comporta características específicas que são baseados na ideia de obter uma construção rica em detalhes e desenvolvida a partir de materiais nobres como granitos, mármores, pedras, madeiras e outros que representam a riqueza e permite construir os volumes corpóreos característicos desse estilo de arquitetura neoclássico. Assim, torna possível dizer que trata-se de uma arquitetura não apenas rica por conta dos materiais, mas devido a história, que a relaciona aos momentos importantes da história  mundial.

Solicite Orçamento Grátis Online para Arquitetos no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

As características específicas do estilo da Arquitetura Neoclássico

Exuberância decorativa, essas são duas palavras que poderiam descrever por completo as principais características do estilo de arquitetura neoclássico. Tecnicamente, ao usar o estilo neoclássico se torna comum identificar nas estruturas da construção detalhes a qual se assemelham ao estilo grego-romano como no caso de colunas, frisos, estátuas e inclusive toda a planta dos edifícios, que acabam adotando uma forma de cruz. Assim, é comum encontrar construções que chegam a lembrar templos ou até mesmo as igrejas.

Nesse sentido, pode-se dizer que esse estilo de arquitetura neoclássico também possui o foco na construção de edificações que comportam todo o conceito de racionalidade e proporção, além de permitir o uso contínuo da medida e simetria para criar detalhes ao qual sejam mais nítidos. No caso, são construções que adotam as formas estáticas além do tratamento linear e em superfície, que por sinal seria algo relativamente comum em diversas construções brasileiras - como as que foram citadas anteriormente neste texto.

Esse estilo de arquitetura neoclássico continua a ser explorado nos dias atuais e não só a partir de edificações para uso coletivo, como os prédios que são comerciais, mas até a partir de casas que possuem um desejo de explorar os conceitos presentes neste estilo.

Confira também:

Solicite Orçamento Grátis Online para Arquitetos no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis