São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Impermeabilização rígida e flexível conheça as características de ambas

Impermeabilização rígida e flexível, com características distintas são indicados para usos específicos. Saiba onde e por que utilizar cada uma

A impermeabilização é uma etapa importantíssima de uma obra, pois protege as edificações da deterioração causada pela água e por outros agentes agressivos que, em contato com a umidade, causam problemas sérios ao concreto. Assim, os impermeabilizantes garantem a durabilidade da construção. Conheça as diferenças e aplicações da impermeabilização rígida e da flexível.

Os impermeabilizantes dividem-se em rígidos (aqueles que utilizam materiais como argamassa impermeável e argamassa polimérica) e flexíveis (utilizam membranas acrílicas, termoplásticas, asfálticas, de poliuretano, poliuretano com asfalto etc., aplicadas no local da obra, bem como mantas pré-fabricadas, que podem ser asfálticas, de PVC ou EPDM). A impermeabilização rígida não suporta a movimentação da estrutura, por isso é utilizada em estruturas não sujeitas à fissuração ou a grandes deformações. Já as flexíveis, possuem a capacidade de se alongar em função da exigência estrutural e de absorver a fissuração se forem adequadamente especificados.

Você quer receber Orçamento Grátis para impermeabilização?

Aplicação e cuidados

A aplicação varia de acordo com o material, mas alguns cuidados servem para todos os sistemas de impermeabilização. Por exemplo, antes de impermeabilizar, a superfície precisa ser regularizada com areia e cimento com caimento para os ralos; deve estar limpa, lisa e sem poeira, graxa ou óleo; e as trincas e fissuras devem ser tratadas de modo compatível com o sistema impermeabilizante que será aplicado. Durante a aplicação, o tráfego deve ser liberado somente para os profissionais da obra, que terão de usar calçados apropriados. Após a conclusão do serviço, é feito um teste de estanqueidade com lâmina de água por 72 horas para verificar a integridade do sistema.

Você quer receber Orçamento Grátis para impermeabilização?

Escolha adequada

A especificação correta do sistema de impermeabilização deve, ainda, ser compatibilizada com os outros sistemas componentes da edificação, como por exemplo, concretos, argamassas de revestimento, argamassas colantes e rejuntamentos. Para isso, empresas especializadas oferecem diversos sistemas – que podem ser adequados de acordo com as necessidades da obra –, e disponibilizam até equipes técnicas preparadas para oferecer a melhor solução disponível. 

Solicite agora mesmo o seu Orçamento Grátis para empresas de Impermeabilização no Portal da Construção Sua Obra!

Confira também: