São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Devo usar lajota, bloco ou tijolinho para fazer um muro?

No momento de fazer a construção do muro de uma casa, você sabe qual o tipo de material é o mais indicado em termos de custo e qualidade final? Quais as vantagens de utilizar lajota, bloco ou tijolinho para fazer um muro?

A construção de um muro é uma etapa muito importante, pois ela pode consumir bastantes recursos dependendo do tamanho dele e de suas características. Por exemplo, um muro de 60 metros lineares é aproximadamente o equivalente a uma quantidade de paredes de toda a casa. Com isso, percebemos que você pode gastar bastante para fazer um muro.

Custos:

Mas a pergunta é: Qual tipo de material é o mais indicado visando à economia e a qualidade final do muro? Neste caso, se estiver preocupado com o custo, o mais indicado seria você utilizar o bloco de concreto ou mesmo a lajota de 9 furos que é um pouco mais em conta do que os outros modelos de blocos cerâmicos. O tijolinho não seria uma boa alternativa, já que se gastaria muito material e provavelmente o custo da mão de elevado, uma vez que o rendimento dele para assentar é muito inferior aos demais modelos de blocos.

Peça seu orçamento grátis para tijolos e blocos cerâmicos!

Qualidade:

Se o trabalho for bem executado e o material bem utilizado, todos os tipos de blocos podem oferecer uma qualidade boa e, portanto, neste caso não há muito que dizer em termos de preferência por um material ou outro. Naturalmente que um muro feito por tijolinho é mais resistente e forte, mas o custo de sua construção como citado é maior, além do tempo ser mais elevado na mão de obra e construção.

Qual é o melhor?

Tudo irá depender da necessidade que você tem no momento. Se for um murro de arrimo (muro específico que serve para suportar a terra além de isolar o terreno), por exemplo, é muito mais indicado o tijolinho ou bloco de concreto, mas se for um muro comum, a lajota ou o bloco cerâmico são as melhores opções.

Peça seu orçamento grátis para tijolos e blocos cerâmicos!

Confira também: