São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

O que é Monocomando para Chuveiro e Monocomando para Torneira

O que é Monocomando para Chuveiro e Monocomando para Torneira? Muito comuns na Europa, monocomandos são ainda novidade por aqui. Geralmente instalados em bancadas, gabinetes, comandos de chuveiro e ducha, possuem uma única alavanca capaz de controlar a água fria e quente com o movimento só de uma mão ou mesmo um dedo, substituindo os registros convencionais de água fria e quente usados com chuveiro, ducha, banheira, misturador de lavatório e de cozinha. Basta girar a alavanca para os lados para escolher a temperatura ou, ainda, escolher a vazão da água levantando o comando.

monocomando

Este controle de água é feito por meio de duas pastilhas cerâmicas que contam com aberturas, furos, específicos. Essas peças, do tamanho de moedas, são posicionadas uma sobre a outra dentro da torneira e, conforme se gira a alavanca, as aberturas de cada pastilha se movimentam e se encontram (provocando a saída de água) ou se fecham (causando o bloqueio do fluxo de água). As pastilhas cerâmicas empregadas nos monocomandos são extremamente lisas e duras, o que permite um acionamento suave e uma longa vida útil longa (acima de 100.000 ciclos de acionamento, ou seja, abertura da água).

Dentre as principais vantagens deste tipo de torneira em relação às que possuem dois comandos está a simplicidade e praticidade de controle, o que permite uma maior precisão no momento de temperar a água, sem a necessidade de precisar “dosar” duas alavancas ao mesmo tempo.  Ele ajuda a economizar água por conseguir manter a mesma regulagem de temperatura ao fechar e abrir novamente, além de melhor vedação em relação aos registros com mecanismo substituível (MVS, o popular ”courinho”).

monocomando

Esteticamente, é mais interessante dispor de uma torneira monocomando. O design compacto em que a alavanca está na própria peça mostra elegância e ergonomia, já que não há a necessidade de deixar espaços ao lado da torneira para a instalação dos comandos para água quente e fria. Na bancada é feito somente um furo (existem alguns modelos de torneira de 2 furos com monocomando para instalação em parede, mas não é muito comum).

No caso dos chuveiros e duchas, a instalação em geral fica embutida na parede de alvenaria ou drywall e pode apresentar ou não desviador para 2 saídas (normalmente banheira ou ducha manual). Esse desviador tem funcionamento muito mais eficaz que aqueles localizados na mangueira da ducha, que são comuns no Brasil e costumam vazar com o tempo.

Se antes as torneiras eram apenas um detalhe no ambiente, hoje elas são o grande destaque, seguindo tendências de design e acabamentos cada vez mais tecnológicos e modernos. Muitas marcas contam com acabamento escovado, polido, ouro, prata e cromado, tornando os monocomandos peças importantes na concepção da decoração de um espaço. Franke, Hansgrohe e Grohe são algumas das empresas de renome mundial que possuem amplo catálogo de torneiras, com diferentes modelos, alturas, funções e propostas, sempre trabalhando com torneiras de metal.

Para quem quer investir ainda mais no conforto térmico, uma dica é optar por um termostato. Sobre o monocomando tradicional, ele apresenta a vantagem de manter a temperatura mesmo em caso de variação brusca de uma das entradas de água, como quando uma descarga é acionada ou outro chuveiro entra em operação simultânea, compensando a mistura na mesma proporção.

Se encantou e quer ter um monocomando no seu chuveiro, ducha, cuba ou bancada e cozinha? Veja nossa lista de empresas onde voce podera encontrar Monocomando, e conheça toda a gama de metais sanitários Monocomando. Com certeza lá você vai encontrar o modelo perfeito para sua casa.

Essa Noticia tem o Apoio de Loja virtual SuaObra Eletro: loja coifa cozinha

Conheca os Melhores Fornecedores no Guia da Construcao Online Guia de Obra:

guia de obra