São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Automação Residencial traz conforto em sua casa

Tenha controle total de sua casa com automação residencial, controle iluminação, persiana, tv e ar condicionado instalando automação residencial em sua casa. A Automação Residencial pode trazer muitos benefícios em seu dia a dia.

 

Conforto, entretenimento, comodidade e economia são alguns benefícios da automação residencial.

 

A cada dia a automação residencial traz mais novidades para aqueles que querem sentir-se seguros ao saírem de férias

 

Você já pensou monitorar a entrada e saída dos moradores da sua residência por meio do GPS integrado ao seu smartphone ou tablet, ou na hora de um filminho, fechar as cortinas e persianas, controlar a iluminação e ligar home theater por apenas um clique? Até parece projeto futurístico ou ficção do desenho "Os Jetsons", dos anos 1960. Mas, não é. O conceito "casa inteligente" definitivamente saiu do papel e está em alta no Brasil através da automação residencial

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado de automação residencial vem crescendo num ritmo bem acelerado e tornando-o mais acessível. Há pelo menos 400 mil residências automatizadas, com previsão de chegar a 1,5 milhão de casas com automação residencial até final de 2015. 

 

A casa high-tech permite que o usuário programe o sistema como acender as luzes, climatizar os ambientes, aquecer a banheira à distância antes mesmo de chegar em casa, ligar o som com a música favorita, controlar o acesso sem o uso de chaves em um só dispositivo. "É possível automatizar todos os ambientes da casa; do jardim à banheira. O sistema de automação residencial é integrado no tablet, smartphone ou painéis disponíveis em lugares estratégicos na casa", diz o engenheiro e proprietário da empresa Obras Inteligentes automação residencial, Fábio Augusto Costa. 

 

Ele explica que o controle da automação residencial é feito por uma central própria que envia toda a programação para a residência. E a instalação de um projeto depende das condições da residência, principalmente, quando já está pronta. Hoje em dia, os arquitetos e designers já contemplam a automação residencial nos projetos de novas obras, já que as opções são maiores, sem precisar modificar a instalação elétrica e ou fiações. Contudo, não quer dizer que casas já construídas não tenham outras possibilidades. "Pode ser usado o sistema de automação residencial retrofit para instalar o sistema. Se for feito o sistema cabeado precisará de um quadro de distribuição ao lado do de energia, já o wireless ocupará as mesmas caixas dos interruptores atuais", diz. 

 

ALGUNS EXEMPLOS

Conforto, entretenimento, comodidade e economia são alguns benefícios da automação residencial. Mas, com certeza, a praticidade é um grande atrativo nos dias de hoje. Os pais que passam o dia fora têm a possibilidade de interagir com os filhos mesmo de longe. Uma proposta, por exemplo, é saber o que o filho está fazendo e quando chega a hora de estudar é possível desligar a TV ou o computador pelo celular, através da automação residencial

 

Para economizar, os sensores nos ambientes conseguem detectar se há alguma pessoa no ambiente e, caso não tenha, um sinal é transmitido e automaticamente as luzes são desligadas. Mas a tecnologia da automação residencial não para por aí. O projeto "Home Office da Mulher Executiva" da arquiteta Camila Cassotti, na CasaCor Paraná 2013, foi criado com toda a tecnologia que a mulher moderna precisa. Desde a iluminação até o controle da televisão. Uma solução inovadora no ambiente é o espelho que esconde a televisão quando desligada. Quando ligada, o espelho permite a visualização apenas das imagens. Neste local também é possível fazer videoconferência. Além disso, nos dias mais frios, a bancada de mármore pode ser aquecida com um clique na própria mesa.

 

A empresa Obras Inteligentes automação residencial também traz uma inovação para limpar os ambientes e melhorar o ar. O engenheiro Costa explica que, "diferente dos aspiradores de pó portáteis comuns, o sistema de aspiração central é composto por tomadas fixadas nas paredes, que por meio de uma mangueira aspiram o pó enviando-o para uma central de aspiração situada num local separado, longe do ambiente em que estamos fazendo a limpeza", e tudo isso pode ser integrado com a automação residencial, informa.

 

SEGURANÇA

Com os índices de criminalidade quem não quer sentir-se protegido? Hoje a automação residencial vai além do conforto e praticidade; e os programas de segurança vão além do controle remoto e televisor. 

 

A cada dia a tecnologia traz mais novidades para aqueles que querem sentir-se seguros ao saírem de férias. "É possível monitorar a residência à distância com a utilização de notebook, palms, leitor de LCD, tablet e telefone celular. Além disso, o sistema também possibilita atender a campainha da porta pelo telefone, abrir a porta, acionar o alarme ou pânico silencioso e controlar o acesso dos funcionários", exemplifica Fábio Costa. 

 

Conheça a empresa associada do portal SuaObra em nosso Guia da Construção. automacao-residencial-obras-inteligentes