São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

10 mandamentos da Concretagem de uma laje. Serie de dicas sobre concreto do portal da construção www.suaobra.com.br

A concretagem da laje é a última etapa de execução dos elementos que compõem uma estrutura, sem duvida um dos momentos mais importantes de uma construcao. Preparamos alguns passos para serem seguidos antes, durante e depois da concretagem de uma laje

01

Verificar com eletricista e encanador responsável se está tudo ok para a concretagem da laje com antecedência mínima de (2) dias.

02

Verificar se o escoramento da laje está adequado de acordo com o manual fornecido pela empresa, mantendo-se a distância mínima de 1m em 1m.

03

Conferir a Nota Fiscal e o lacre da bica de descarga e acompanhar a descarga do concreto.

04

Molhar bem a laje antes da concretagem.

05

Não adicionar água no concreto além da quantidade prevista na Nota Fiscal, ou acima do Slump Test especificado. Esta é a principal condição que determina a resistência final do concreto. Não adicionar água após o início da concretagem.

06

O concreto aplicado deverá ser vibrado com vibrador adequado durante a concretagem. Se não for feito este procedimento, poderá ocorrer fissuras na superfície.

07

Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia durante 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.

08

Após cada operação descrita no tópico anterior, cobrir a laje com lona plástica, para que a cura do concreto fique boa, e não sofra com as chuvas, temperaturas elevadas e vento.

09

Caso o concreto seja do tipo bombeado, deixar 2 (dois) sacos de cimentos à disposição da equipe, a fim de fazer argamassa ou nata de lubrificação da bomba.

10

Se as providências acima não forem cumpridas, muito provavelmente a laje apresentará FISSURAS em maior ou menor grau. Porém, mesmo com todos os cuidados acima descritos, se ocorrem algumas fissuras, é importante elimina-las logo que apareçam (algumas horas após a concretagem), com a simples aplicação de desempenadeira de aço na área fissurada, e, se necessário, aplicar uma película de nata de cimento (0,50 litro de água/ 1 Kg cimento) nas mesmas. O surgimento de fissuras é proveniente de falhas no sarrafeamento, acabamento do concreto, cura mal feita ou falta de cura. É importante salientar também que o concreto é um material permeável, não dispensando a impermeabilização necessária contra vazamentos de água, ou a realização de uma cobertura.

Acompanhe outras dicas sobre escoramento de lajes: http://suaobra.com.br/dicas/acabamento/escoramento-de-lajes

Esta Construindo ou reformando? Solicite agora mesmo um Orcamento Oline Gratis para concretagem de lajesorcamento-material-construcao

Esta Construindo ou reformando? Solicite agora mesmo um Orcamento Oline Gratis para concretagem de lajesorcamento-material-construcao