São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Como escolher o tipo de coifa ideal para sua cozinha?

Como escolher o tipo de coifa ideal para sua cozinha?

 

O tipo de Coifa Ideal:    Coifa-Preco

 

A Coifa se tornou hoje em dia um item que faz parte do design de qualquer cozinha planejada, mas muito além disso, a coifa representa praticidade na cozinha, a coifa é responsável pela harmonização do ambiente, se tornando item indispensável em qualquer projeto de cozinha. A coifa é responsável por retirar fumaça e odores indesejáveis do ambiente da cozinha.

Como escolher o tipo de coifa ideal para sua cozinha?Coifa de Ilha Tramontina

      A coifa pode ser encontrada em 3 tipos no mercado: coifa de ilha, coifa de parede e coifa lustre. Todos os modelos de coifa podem ser encontrados em diversos formatos, diferentes materiais de acabamento e algumas coifas com funcionalidades a mais. Uma funcionalidade incorporada à coifa é a iluminação. Muito importante no preparo de alimentos, a iluminação da coifa é projetada para suprir a falta de iluminação gerada pela própria coifa ao obstruir a luz do teto.

 

 

Veja nossas dicas sobre coifa, e escolha qual modelo de coifa será o mais adequado à sua cozinha.

 

1) Coifa: exaustor ou depurador?

 

 

Primeiramente, vamos entender o que cada um desses termos significam.

 

 

      Uma coifa com a função de exaustor quer dizer que essa coifa irá retirar o ar do ambiente interno e levá-lo para fora através de um tubo que é fornecido junto com a coifa e deve ser instalado para fazer o canal entre o ambiente interno e o externo. A grande maioria das coifas com exaustor não possui nenhum tipo de filtro atuante durante o processo da retirada do ar. O ar pode ser expelido para fora através de uma tubulação ou chaminé, como é ilustrado abaixo.
 

Coifa-exaustor-com-chamine

 

Coifa-com-exaustor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Já a coifa com depurador faz a sucção do ar no ambiente, filtra-o (retirando impurezas, odores e partículas de gordura) e devolve-o para o mesmo ambiente através de aberturas laterais no corpo da coifa. Esse tipo de coifa não exige nenhum tipo de tubulação, já que o ar é filtrado na própria coifa e devolvido ao ambiente em seguida. A coifa depuradora, em geral, tem dimensões mais compactas que a coifa exaustora, por este motivo, a coifa com depurador é mais indicada para ambientes como apartamentos ou cozinhas de área relativamente pequena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coifa-com-depurador

 

 

 

2) Instalação

 

 

      Para as coifas com exaustor, é necessária a instalação de um tubo, como dito anteriormente. Portanto, para evitar "quebra-quebra" e sujeira indesejada, é sugerido que para a saída de ar sejam projetados dutos de oito polegadas ou 22 cm x 15 cm, no mínimo. Esses tubos são fornecidos juntamente com a coifa. Recomendamos que sempre seja decidido qual modelo de coifa a ser utilizado ainda no período de obras, pois cada modelo de coifa tem suas especificações, e somente adquirindo a coifa durante a etapa de instalações na sua obra, você terá certeza que aquela coifa poderá ser instalada em sua obra.

      Vale lembrar que muitas vezes as coifas possuem as duas funções integradas em um só produto (função exaustor e depurador), e quem decide qual será a função da coifa instalada em sua obra é você mesmo. O único modelo de coifa que não é possível ser utilizada com a função exaustor, é a coifa lustre.

       Também, para que a coifa tenha uma atuação eficiente, deve-se respeitar uma distância vertical mínima entre a coifa e os queimadores do fogão, que segue a seguinte regra: 65cm para fogões elétricos e 75cm para fogões a gás ou combinados. Já a distância máxima recomendada entre a coifa e os queimadores do fogão, em ambos os casos é de 80cm.


3) Manutenção e limpeza dos filtros

Fique atento à manutenção e limpeza da sua coifa.

      Dentre os mais variados tipos de filtro nos depuradores, encontram-se os filtros de carvão e de alumínio. Algumas coifas apresentam a função de indicar quando seus filtros já estão saturados e precisam de manutenção. Mas caso a sua coifa não tenha essa função, é recomendado que sempre que houver um acúmulo notável de gordura ou a cada 4 meses, seja feita a troca do filtro de carvão da coifa e mensalmente a lavagem do filtro de alumínio da coifa, de acordo com o que indica o manual do fabricante da Coifa.

 

Coifa-filtro-de-carvao

 Coifa-filtro-de-aluminio

 

 

 


A Tramontina, além de possuir uma linha completa de coifas, possui também todos os tipos de filtro para que o cliente possa fazer a reposição de maneira extremamente fácil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Recursos extras que alguns modelos de coifa podem possuir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Coifa com Detector de saturação do filtro - indica quando o filtro precisa de manutenção ou limpeza;

  2. Coifa com Timer - permite que você deixe a coifa ligada por um período de tempo determinado e a coifa desliga-se sozinha;

  3. Coifa com Painel sensível ao toque - maior comodidade ao controlar todas as funções do aparelho através de um simples toque em um painel touchscreen;

  4. Coifa com Controle Remoto - permite que você controle todas as funções de sua coifa com um simples toque.

 

Para ver diversos modelos de coifa, dos mais variados tipos, funções e ainda com frete grátis, visite o site Sua Obra Eletro clicando aqui!

Descubiru Como escolher o tipo de coifa ideal para sua cozinha?

 Aproveite que esta pesquisando sobre o Modelo Ideal de Coifa para sua Cozinha e veja nossos Cupons de Desconto.

 Sua Obra Eletro