São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

POR QUE SER ARQUITETO ESTÁ TÃO DIFÍCIL? Matéria oferecida pelo Site parceiro Arquiteto Expert

POR QUE SER ARQUITETO ESTÁ TÃO DIFÍCIL?  Matéria oferecida pelo Site parceiro Arquiteto Expert a todos os arquitetos, arquitetas e estudantes de arquitetura de todo Brasil.

Dedicamos 05 ou mais anos para a formação profissional, sem contar com outros cursos e esspecializações, esperando ser respeitados como o são os médicos, por exemplo.

arquitetos

Esperamos ser pagos como profissionais bem qualificados que somos, que exercem um trabalho intelectual e técnico de grandes responsabilidades.

Porém, isso raramente acontece… Quais as razões disso?

Quais as razões para:

– Trabalharmos tão duro e sermos tão pouco valorizados, sendo tratados como uma mercadoria barata;

– Precisarmos ficar justificando aos clientes nossos honorários, ainda que tais honorários estejam abaixo do real valor do projeto;

– Termos clientes que levam elementos do nosso projeto para o concorrente, reduzindo o preço e a qualidade do nosso trabalho;

– Construtores, imobiliárias e clientes acharem que devemos largar tudo que estivermos fazendo para atravessar a cidade e dar-lhes conselhos de graça;

– Os proprietários de obras muitas vezes darem mais ouvidos a empreiteiros ou trabalhadores do canteiro de obras do que a nós.

 

Refletir sobre quais as razões para tudo isso e tomar atitudes para mudar essa situação foram os maiores motivos pelos quais eu fundei o site Arquiteto Expert.

Devemos ir contra a ignorância. Devemos mudar a mente dos nossos clientes!

arquiteta cansada
“Oh… Eu deveria ter feito outra faculdade!”

De acordo com os resultados desta pesquisa realizada pelo architectsjournal.co.uk, que pesquisou 2.031 adultos no Reino Unido, 70% das pessoas desconhecem as atribuições profissionais de um arquiteto.

Eu imagino (e certamente você deve estar pensando o mesmo) que no Brasil a coisa deve ser ainda pior…

Podemos culpar o cliente e a sociedade em geral por esta situação. Ou podemos culpar a nós mesmos e tomar atitudes para mudar o jogo.

Precisamos educar o público!

arquiteto professor
“O negócio é o seguinte…”

É claro que não seremos capazes de educar todo mundo. Por outro lado, podemos ter certeza do conhecimento passado a cada pessoa à qual ensinamos a verdadeira função do arquiteto e seu importante papel na sociedade.

Com o surgimento do CAU, algumas coisas melhoraram. Pelo que percebo, o CAU está trabalhando no sentido de valorizar nossa profissão. Porém, isso não basta.

Temos que fazer a nossa parte. Cada arquiteto tem essa obrigação consigo mesmo e com seus colegas de profissão. Juntos somos um exército e nossa batalha é contra a ignorância!

Problemas e soluções

Somos inteligentes e criativos, mas somos péssimos em fazer nosso marketing. Precisamos começar a nos comunicar da maneira certa para que nos compreendam. Temos que aprender a comunicar o real valor dos nossos serviços de uma maneira fácil de entender.

Devemos lembrar que, na maioria das vezes, não estamos lidando com outros arquitetos ou engenheiros, e sim com leigos.

É preciso adequar sua linguagem ao seu público. Coisas que podem parecer óbvias demais para você muitas vezes não estão claras para o cliente.

Precisamos utilizar linguagem simples, e não termos técnicos complicados.

Para exemplificar, vou contar uma breve história…

Há pouco tempo estava eu, cheio de razão e confiança, apresentando o funcionamento de uma planta baixa para um cliente. Eu falava sobre a funcionalidade, sobre o padrão estético e sobre incríveis sensações que aquela configuração iria provocar quando construída. E ele concordava, movendo cabeça afirmativamente.

Quando eu acabei a apresentação, que durou cerca de vinte minutos, ele me perguntou: Qual parte do desenho é parede, e onde ficam as janelas?

Ou seja, ele não estava entendendo o que eu apresentava, pois não sabia “ler” uma simples planta baixa, mas fingia que concordava pois estava com vergonha ou medo de se intrometer durante a apresentação. Imagine só a angústia daquele indivíduo durante os 20 minutos da minha apresentação em que ele ficou boiando. Erro meu.

Muitas vezes nos perdemos nos deleites estético-funcionais e acabamos não conseguindo comunicar os benefícios do nosso trabalho para o cliente.

Mas a culpa não é apenas sua! Claro que não.

Fomos ensinados desta forma. Nos ensinaram a fazer projetos e nos fizeram acreditar que o público em geral sabe reconhecer o real valor de um bom projeto de arquitetura. Nos graduamos e somos despejados no sistema totalmente despreparados para lidar com um mercado onde infelizmente o dinheiro reina absoluto.

 

É… Fomos deixados de lado e os tempos são difíceis.

A boa notícia é que muitos arquitetos estão lutando e conquistando seu espaço e reconhecimento. Você pode fazer o mesmo a partir de agora! Como?

Não reduzindo valores de honorários para conquistar contratos que não valem a pena. Sempre haverá alguém para cobrar menos. Isso é prostituição.
Não sendo reconhecido como o mais barato, e sim como o que mais gera valor aos clientes.
Não prestando serviços de graça para “clientes” aproveitadores.
Valorizando-se primeiro, então outros poderão seguir o seu exemplo.
Acreditando e confiando na qualidade do trabalho que você entrega, não subestimando o seu potencial. Você vai se surpreender com o que é capaz de fazer.
Comunicando os benefícios de seu serviço ao cliente de uma forma simples e fácil de compreender.
É realmente simples, mas não é fácil.

A mudança tem que começar em você. O primeiro passo para o sucesso é você decidir que vai alcançá-lo e vai lutar arduamente para conquistá-lo. Não adianta ficar só reclamando. É preciso atitude!

Eu acredito de verdade nos arquitetos e na arquitetura como um estilo de vida. Eu sei que somos capazes de fazer o que amamos e ser muito bem pagos para isso. Basta fazer as coisas com objetividade, competência e integridade.

 

Sempre haverá espaço para os bons profissionais.

Eu estou nesta luta e não vou desistir! Você está disposto a levantar esta bandeira comigo?

Na sua opinião, qual é o maior problema e qual a solução?

Cadastre-se gratuitamente para receber CONTEÚDO EXCLUSIVO e dicas muito bacanas para se destacar como profissional de Arquitetura! CLIQUE AQUI! 

Imagens: Creative Commons

Portal SuaObra é Informacao que gera Resultado.

 

Está esperando o quê?

Faça um teste na plataforma Premia SuaObra para ver como ela é simples e eficiente para seu negócio!

premia