São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Limpeza da Caixa D' Agua

LIMPEZA DA CAIXA D´ÁGUA: 
 
Dica Sobre Limpeza de Caixa D'Água
 
Limpeza de Caixa Dagua: Se você mora em prédio de apartamentos, que tem caixa d’água em comum, quem deve cuidar disso é o síndico, a limpeza é regulamentada por lei (a Lei Municipal 1070/1989 determina que a limpeza seja feita ao menos uma vez por ano, enquanto a Lei Estadual 3.718/1983 obriga a realização da análise a respeito da qualidade da água. Em caso de contaminação, o síndico responderá judicialmente - normalmente isso está OK pois há uma multa caso haja alguma irregularidade.

Em sua casa, a limpeza de caixa d´água deve ser realizada a cada 6 meses.

Veja como:

Programe a data da limpeza e avise toda a família para que ninguém acabe abrindo uma torneira por engano.
Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a bóia.
Esvazie a caixa d’água abrindo torneiras;
Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza
O fundo da caixa deve estar com um palmo de água
Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.
Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.
Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico.
Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.
Não use esta água de forma alguma por duas horas.
Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.
Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.
Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar.
Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada.
 
 
tubo  
 
Confira outras Dicas sobre Material de Construção para Sua Obra < Clique Aqui >
 
Aproveite para Economizar com nossos Cupons de Desconto < Clique Cupom >
 
Peça Agora Orçamento Grátis Online para todos os itens de Sua Obra. < Clique Orçamentos Grátis >