São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Confira aqui no Portal Sua Obra dicas poderosas de como vender pelo WhatsApp

Confira aqui no Portal Sua Obra dicas poderosas de como vender pelo WhatsApp

O WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens e se tornou mais uma ferramenta para quem quer divulgar o seu produto de maneira prática e mesmo fechar negócios.

Instalado nos aparelhos de mais de 47 milhões de brasileiros, trata-se de um serviço que depende apenas de conexão com a internet, eliminando o custo com ligações telefônicas, e possibilidade a troca não só de mensagens escritas instantaneamente, mas também de áudios, fotos e vídeos. As possibilidades são variadas e podem impulsionar os negócios.

1-Explore todos os recursos do aplicativo com agilidade

Cerca de 90% dos clientes têm dúvidas após receberem uma propaganda. Seja proativo.
Grave um estoque de áudios com as respostas para as perguntas mais frequentes, como, por exemplo, as relacionadas à apresentação de seu produto e ao serviço de entrega.
Faça vídeos curtos, ou seja, de até 1 minuto mostrando algum diferencial do produto ou o funcionamento dele. O vídeo tem um alcance 500 vezes mais do que um texto. Utilize fotos reais e tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes pelo aplicativo.
É maior a chance do cliente compartilhar esse conteúdo. Por isso, lembre-se de inserir o nome da sua empresa no meio da mensagem ou na assinatura.
 

2- Salve os contatos em sua agenda

O primeiro passo para iniciarmos esse trabalho é salvar em sua agenda de contato do seu dispositivo os números de telefone celular dos seus clientes.
Só é possível encontrar alguém no whatsapp através do seu número de telefone celular. Independente se você usa um dispositivo Android ou iOS, vá até sua agenda e insira todos números de telefones dos contatos com quem você vai querer trabalhar. É importante inserir também o nome do contato, pois isso vai facilitar na hora de procurar o mesmo através do whatsapp. Saiba também que é possível salvar múltiplos contatos de uma única vez em seu dispositivo móvel, de forma a facilitar o contatos com sua lista de clientes.

3- Crie um canal de relacionamentos com o cliente

Pense na venda como uma consequência. Faça desse serviço uma utilidade para o cliente. Oriente-o sobre horários de funcionamento do estabelecimento e a situação do trânsito na regiao, por exemplo.
 Lojas instaladas em shoppings devem informar os clientes sobre eventos que acontecem no entorno, como a estréia de filmes no cinema, os melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, o Dia do Consumidor, o Dia das Mães e outras.


4- Faça grupos para captação de novos clientes

Crie Grupos no WhatsApp para a Captação de Novos Clientes e Ofereça sempre um Conteúdo de Extremo valor para Gerar Posicionamento e Valor de sua Marca com seu Público. Os grupos no WhatsApp são excelentes ferramentas para gerar vendas e também para aumentar o relacionamento de sua marca com seu público alvo.

5- Dispare apenas o conteúdo que realmente interessa

Enviar mensagens funciona apenas se o motivo for válido e de interesse de quem receberá. Além disso, se o uso é para relacionamento, a mensagem tem que, de alguma forma, parecer personalizada.

Não crie grupos. É melhor mapear sua lista de contatos, separando os clientes por interesses e gêneros (de acordo com os produtos e serviços que quer divulgar). A lista de transmissão é uma forma rápida e segura de enviar mensagens individuais a um grupo pré-selecionado.

6- Invista nas mensagens

Obedecer às regras de ortografia e sempre revisar a mensagem antes de enviá-la é obrigatório. Isso não significa se comunicar de maneira formal, mas o texto enviado é a sua apresentação, que deve ser sempre associada à qualidade e competência. E isso não vale só para texto, mas também para os áudios e vídeos.

Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos e imagens polêmicos entre outros. O objetivo principal do relacionamento por meio do aplicativo é manter o cliente informado, de forma que se sinta estimulado a visitar a loja. Fidelize os clientes por meio de uma interação fácil e ágil.

7- Ofereça atendimentos através do whatsapp

Ofereça esse novo canal de comunicação para atender seus clientes no que eles precisarem. Se coloque a disposição caso eles precisem de informações dos seus produtos e ou serviços. O whatsapp também é um excelente canal para receber e enviar documentos, fotos, vídeos, gravações de áudio, localização ou até mesmo contatos.  Use e abuse destes recursos de compartilhamentos, pois além de ganhar tempo ao longo do dia, todo o histórico fica registrado e os documentos compartilhados ficam salvos na memória do aparelho ou até mesmo em um cartão de memória, de uma forma simples e segura. Para usar esse recurso de compartilhamento em meio a conversa, basta tocar no ícone de anexos que fica localizado no canto superior direito, conforme imagem abaixo.


8. Realize Follow up

O follow up é muito comum nas áreas comerciais e de compras das empresas. Follow up é um termo em inglês que significa realizar um acompanhamento ao cliente. Um exemplo  é quando um vendedor efetiva a venda de um produto e, depois de um certo tempo,  liga para o cliente para saber se ele está satisfeito e como está fazendo uso do produto. Aproveite esse canal aberto através do Whatsapp e de continuidade aos seus relacionamentos comerciais e profissionais. Até mesmo na área de compras é um procedimento bastante comum também. O funcionário deste departamento liga para seus fornecedores para entender sobre prazo de entrega, satisfação com o serviço, e etc. Quando realizamos um follow up, significa que estamos buscando um retorno de algo que já foi feito, e que ainda não tivemos resposta.

9- Seja mais do que um vendedor: um consultor

O vendedor coach (ou consultor) não só vende, como também ajuda os clientes a comprarem. Ele transmite informações de interesse de seus consumidores. Quando eles precisarem comprar algo, imediatamente se lembrarão desse vendedor na hora de tomar a iniciativa.

“Um escritório de advocacia que mantém os clientes informados sobre as mudanças nas leis, e precauções para evitar problemas futuros, certamente será procurado quando o cliente precisar”, diz.