São Paulo, SP

DICAS

Confira as dicas dos profissionais
para cada etapa de sua obra.

Imprimir

Veja no Portal SuaObra qual a quantidade de cimento usada no reboco

Veja no Portal SuaObra qual a quantidade de cimento usada no reboco.
A fase de acabamento de uma construção se da quando o processo de revestimento é feito. As camadas devem ser sobrepostas sobre a alvenaria para que haja melhor eficiência e o acabamento dure mais tempo.
Mas é nessa fase que surgem as duvidas: Qual a quantidade de cimento utilizar? Quanto de areia e água? Qual a expessurando reboco?  E por aí vai.
Na hora de executar o acabamento das paredes três camadas devem ser feitas, na ordem correta, de acordo com as especificações da NBR. A primeira delas é chamada de chapisco, depois o emboço e por fim o reboco, que é a ultima camada antes da realização da pintura.

Solicite Orçamento Grátis Online para cimento no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

Reboco
Como já falado anteriormente, o reboco é a ultima camada de argamassa antes do processo da pintura. É uma camada fina, com a principal função de dar um melhor visual à parede para então receber a tinta. Varia em torno dos 5 mm de expessura e pode ser dispensado se for utilizado o processo industrializado de nivelamento, que é o papel do emboço.
O material básico envolve o cimento, cal hidratada e areia fina. Ele tem também a função de permeabilização e é o que caracteriza o ambiente, por ser a ultima parte. Deve-se lembrar que ele tem que ser feito com cautela e quando necessário corrigir as imperfeições deixadas pelo emboço. Será feito por último, depois que janelas sejam instaladas nos respectivos lugares.

Solicite Orçamento Grátis Online para cimento no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

Como aplicar o reboco?

Primeiramente leve o reboco próximo a parede com uma talocha, uma tábua retangular com uma pequena pega, retire um pouco do reboco da talocha e o leve até a parede usando a colher. Em seguida espalhe fazendo um movimento como se estivesse varrendo. Deixe o reboco escorregar através do intervalo entre a extremidade inferior da colher e a parede. Assim que a parede começar a secar, pode ser feito o alisamento mantendo a colhe em ângulo.
Para ter total certeza de que o reboco de separação se mistura bem com o que o rodeia, use uma tábua com suas faces planas e então alise com um movimento de vai e vem, parando com as extremidades na superfície rebocada e seca.

O alisamento é feito da mesma forma, porém é polido com uma colher plana quando estiver praticamente seco. Alguns rebocos de acabamento são aplicados com o auxílio de um pincel, embora seja preciso utilizar uma espatula de plastico para dar um alisamento perfeito

Qual o traço utilizar no reboco?

Experiências mostram que o traço (a receita da argamassa) mais indicado para rebocos é 1:2:9 (cimento:cal: areia média lavada) + aditivo impermeabilizante no caso das paredes externas. Mas isso não é obrigatório, vai muito de acordo com a trabalhabilidade que se deseja ter em sua massa.
 

Solicite Orçamento Grátis Online para cimento no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis

Quais as medidas indicadas?

Para reboco da parte interna, a medida é  de 1:2:9 , ou melhor dizendo; 

  • 1 medida de cimento
  • 2 de cal
  • 9 de areia 

Na parte externa, a medida é de 1:2:9+ impermeabilizantes, ou melhor dizendo; 

  • 1 medida de cimento
  • 2 de cal
  • 9 de areia 
  • Aditivo impermeabilizante

Junte então todas as partes até obter uma espécie de farofa e depois jogue agua aos poucos até obter uma massa homogênia.

Solicite Orçamento Grátis Online para cimento no Portal da Construção Sua Obra

 Orçamento-Gratis